segunda-feira, 29 de setembro de 2014

1a Meia-Maratona de Coimbra,Portugal 28/9/14

Foi uma corrida que começou tranquila, com muitos lances de descida. Apartir da metade da prova, começaram as subidas e as grandes e monótonas retas, acompanhadas de um sol muito forte.
Mas ainda consegui fazer um bom tempo!
Obrigado Jesus por mais uma!!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Treino em escadas!!

🔼🔽Treino pós laboral!! Escada 200 degraus subida/descida x 20' ritmo moderado + 2' prancha (para fortalecer o core)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Conselhos úteis do Apóstolo Paulo para quem corre!!

Sempre que participo de alguma corrida, lembro-me do versículos bíblicos de Filipenses 3:13 e 14 : " Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e  avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Como corredor que sou, vejo nesses dois versos dicas muito importantes que o Apóstolo Paulo deixou, para qualquer pessoa que queira atingir algum objetivo na vida, mesmo que seja completar uma prova de atletismo.
No começo do verso 13 ele diz, “Não julgo havê-lo alcançado”.
Acho que o Apóstolo usou de uma simplicidade enorme ao escrever essa frase. 
Todos nós conhecemos o Ministério dele. O quanto ele fez e sofreu para levar o Evangelho ao mundo daquela época e a nós hoje, porque não. Ele poderia ter dito, “Já alcancei o meu objetivo”.
Mas eu penso que Paulo queria mais. Ele não estava satisfeito com o seu desempenho ainda. Achava que poderia melhorar mais, se aprimorar mais e conseguir melhores resultados.
Isso para quem corre ou para quem pratica algum desporto é simplesmente uma lição, uma motivação, um desafio, um convite ao não se conformar só com o que você alcançou até agora.
Voltando ás corridas, lembro-me perfeitamente de quando participei pela primeira vez em um meia-maratona.
Fiz um tempo que para mim na época pareceu muito bom. Olhando hoje, vejo que foi um tempo altíssimo, porque já consigo fazer tempos bem melhores.
Eu não conformei com a minha marca e batalhei e batalho muito nos meus treinos para estar sempre melhor. E o resultado disso é que quando buscamos nos aperfeiçoar, nós conseguimos.
Isso é válido para todas as áreas da vida.
Mas não conseguiremos evoluir se nada fizermos. É preciso levantar cedo,ir correr na chuva, no frio do inverno, no calor, com todos os cuidados que devemos tomar, claro. É preciso, dormir bem, é preciso se alimentar muito bem. É preciso se privar de muita coisa.
Assim sendo conseguiremos alcançar nossos objetivos.
A seguir a essa frase ainda no verso 13, Paulo diz o seguinte: “ mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e  avançando para as que diante de mim estão”…
Posso afirmar que quando corro não tenho hábito de olhar para trás. Claro que não sou aquele atleta que fica no pelotão de elite e tem que se preocupar com sua retaguarda. Mas mesmo assim, prefiro olhar sempre para a frente.
Na vida pessoal, ás vezes isso não acontece.
E o  o Apóstolo Paulo quis dizer que, não devemos ficar presos ao passado.
Remoer o passado tá por fora. Se não deu certo, "bola pra frente”.
Lembranças do tipo: - Que falta sinto daquela cidade que morei.
-Como eu era feliz e não sabia.
-Que falta me faz a comida do meu país
-Como eu corria e quase não me cansava quando era mais novo…
Seja qual for o seu passado. Seja qual for o motivo que te faça lembrar constantemente de coisas boas ou más que te aconteceram, liberte-se!!
Quando estamos presos ao passado, não enxergamos o horizonte de oportunidades que temos a cada dia.
Deus tem novos amores, novas comidas, novas cidades, novos planos para você. Mas é preciso que você se desprenda do que passou para ter uma melhor visão do futuro.Peça a Deus que te ajude a superar essas lembranças.
 "Avançando para as que diante de mim estão”…
Quando você conseguir esquecer o passado, você com certeza irá avançar.
Eu digo com certeza, baseado na idéia de que quem conseguiu se libertar de algo que o prendia no passado vai querer avançar e descobrir coisas novas.
Uma vez, após participar da Maratona de Atenas, em novembro de 2013, acho que me contagiei com o espírito daquela corrida mitológica e decidi que quando retornasse para casa iria deixar o carro na garagem e faria o trajeto de ida e volta para o trabalho, correndo todos os dias.
Estou prestes a completar 1 ano dessa façanha. E te digo que isso só me tem feito bem em todos os sentidos.
O que devemos fazer é avançar. E quando estamos imóveis, inertes, não vamos a lado algum e isso acaba com as oportunidades que Deus nos dá a cada dia que acordamos.
Na sequência do versículo, Paulo diz : “Prossigo para o alvo”…
Essa é a minha parte preferida!! Amo saber que estou a poucos metros da meta. Amo correr para o alvo. Mas para isso, eu já tenho que, assim como o apóstolo Paulo fez, ter esquecido o passado e estar prosseguindo.
Prosseguir significa perseverar. Essa palavra é linda e tem um significado especial para nós corredores, em particular. Quantas vezes estamos numa prova, numa corrida, e nos deparamos com algo inesperado. Uma cãibra , uma dor, um mal estar, etc.
Paulo quando disse “Prossigo para o alvo”, não pareceu ficar reclamando dos inconvenientes, dos problemas, das barreiras que apareceram.
Pare de reclamar da vida e dos obstáculos e prossiga, persevere para o alvo.
Costumo dizer que podemos até nos desanimar, mas desistir, jamais!!
Vou ilustrar isso de correr para o alvo, de forma um pouco óbvia.
Imagine que todo atleta que está participando de uma corrida, pretende chegar no alvo, na meta.
Mas para lá chegar ele tem que ter esse alvo ou essa meta. Se ele não se inscreveu para a prova, se ele não participar da prova, ele não terá um alvo.
Decida hoje qual será o seu alvo. Qual será a sua meta, o seu desafio e prossiga sempre em frente!
No final do verso 14 o Apóstolo diz: “Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Nosso maior prêmio, não é receber aquela tão sonhada medalha no final de cada corrida. Não é desfrutar dos benefícios de alguma meta alcançada.
Nosso maior e melhor prêmio é alcançar Jesus. É conhecer Jesus.
É saber que Ele é nossa Meta. É entender que Ele nos ama, independente de quem somos, de onde estamos. É crer Nele de todo nosso coração.
Sabe por que? Porque Ele, somente Ele, quer o melhor para você e para mim.
Tanto é que Ele prometeu nos preparar um lugar muito melhor do que essa terra onde vivemos, cheia de maldades e desilusões.
No final dessa corrida louca aqui na terra, Ele prometeu nos dar uma coroa, não uma coroa que se desfaz, que se acaba, como as que se ganham nas olimpíadas de ramos de oliveira. Mas uma coroa incorruptível, de verdade, que nunca se acabará. 1 Coríntios 9:25.
Desejo a você muita força nos treinos  e foco em Jesus.
Corra com Jesus, Ele é sua melhor companhia!
Abraços!