sexta-feira, 13 de abril de 2018

Reduza a Velocidade!


Há dias atrás recebi um convite diferente, correr como PACER  numa meia-maratona!
Faltavam 3 dias para a prova e eu já havia decidido não participar na edição desse ano.
Embora fosse uma proposta diferente, aceitei de bom grado o convite.
Pacers ou marcadores de ritmo, são aqueles atletas que correm com um balão ou uma bandeira, onde estão marcados o tempo de término ou o ritmo médio por quilómetro a ser feito durante a prova.
Em outras palavras, o pacer te ajuda a terminar a prova em um tempo determinado.
Normalmente as grandes provas colocam à disposição uma equipa de vários pacers com ritmos variados, abrangendo as escolhas da maior parte dos atletas que vão participar da corrida.
Decidi escolher o ritmo mais alto, que era o de 5:30 (5 minutos e trinta segundos por km). Como era a minha primeira experiência, achei que seria mais sensato e seguro correr nesse ritmo mais alto.
Chegou o dia da prova e lá estava eu, todo curioso para pegar o equipamento e ir correr. 
Eu só sabia que muita gente iria comigo e que eu teria uma grande responsabilidade de os guiar naquele rimo determinado, do início ao fim da corrida.
A prova começou e lá fomos nós!
Confesso que no começo senti dificuldade em correr num ritmo tão devagar! Mas no desenrolar da prova, vivenciei coisas que seriam impossíveis, correndo no meu ritmo normal.
Conversei com um jovem que me disse ofegante  que só estava ali porque perdera uma aposta para um amigo, que estava ao seu lado e dava boas gargalhadas.
Outro me perguntou como fazer para superar os pensamentos negativos durante a prova. Descontraidamente disse a ele para para ir se lembrando das melhores coisas que já haviam acontecido na sua vida! Espero ter ajudado!
Uma outra pessoa me confidenciou que decidira correr para vencer a timidez e fazer novos amigos. Desde então conheceu muita gente e muitos lugares novos e sua vida mudou!
Um rapaz com um certo grau de autismo, o qual tive a oportunidade de treinar durante alguns meses, correu o tempo todo ao meu lado e como foi gratificante vê-lo à vontade no meio de tanta gente e fazendo uma excelente corrida!
Vi algumas imagens que marcaram. Desde algumas arquiteturas de casas antigas ao singelo sorriso daquela senhora tão velhinha que conseguia incentivar a todos dizendo força, força!
Enfim, só tive a oportunidade de viver esses momentos dentro da corrida, porque reduzi a velocidade!
Todas essas histórias, todas essas imagens e todos esses momentos me fizeram pensar e pensar.
Foi inevitável deixar de fazer um paralelo com a minha vida diária.
Quão veloz tem sido a corrida da vida! O ritmo vivido é alucinante!
Sei que se não formos rápidos ficamos para trás e perdemos as oportunidades! 
Em contrapartida, com a velocidade que ditamos na nossa corrida, deixamos de viver ótimos momentos ao lado das pessoas amadas!
Que tal diminuir um pouco a velocidade? Que tal abrandar o ritmo e tentar correr um pouco mais devagar?  No começo o novo ritmo vai te incomodar! Você vai achar que está muito lento e que precisa ir mais rápido para chegar à meta! Mas no desenrolar da sua corrida  você vai viver momentos que só seriam possíveis correndo mais devagar!
Coloquei de imediato o que vivi na corrida, aqui no dia a dia. 
É verdade, a corrida sempre nos ensina algo!
Já na primeira semana após a corrida um amigo me ligou, começamos a conversar coisas triviais e não tive pressa de desligar e encerrar a conversa. Quão agradável foi!
Tive até tempo de discutir política com um amigo, via messenger. Pude entender seu ponto de vista e também expressar o meu! Que saudável foi aquela conversa!
Decidi fazer uma surpresa para minha filha mais nova e depois da escola fomos comer pizza! Foi muito gratificante ver a alegria nos seus olhinhos!
Estou disposto a reduzir a velocidade para dedicar momentos agradáveis às pessoas que são importantes na minha vida!
Fiz uma pausa ao escrever esse texto! Nesse intervalo convidei minha amada esposa que está super grávida a fazer um passeio num lugar bem gostoso aqui mesmo perto de casa!
Foi fantástico! Colocamos a conversa em dia, relembramos bons e maus momentos, falamos do presente, das expectativas para o futuro, do nosso Martim que está chegando...
Eu consegui reduzi a velocidade e a sensação está sendo maravilhosa!
De volta, peguei o pc e vim terminar esse texto!
Tenho a certeza que você ficou curioso em experimentar correr um pouco mais devagar, mesmo que seja uma vez ou outra!
Tenho certeza que você terá ótimos momentos e lembranças maravilhosas!
Não se esqueça, "Quem corre sempre alcança". Um abraço!




1 comentário:

  1. Como sempre, muito sábias palavras!
    É dando valor ao que realmente tem valor que ganhamos a corrida da vida!

    ResponderEliminar