Na minha emergente vida de corredor, me deparei e me deparo com várias situações e vários desafios.
Um desses desafios é retomar ao ritmo de corrida o mais rápido possível, após uma subida.
Há cerca de 1 ano decidi deixar o carro na garagem e ir correndo para o trabalho todos os dias.
Tanto na ida quanto na volta os meus percursos oferecem uns 4 trechos com subidas consideráveis.
Resolvi colocar em prática alguns treinos específicos para subidas.
Faço muitos treinos intervalados*(Método Tabata na rampa) . Gosto de fazer também muito treino em *escadas.
Como me dediquei a superar o meu desafio ,que era voltar ao ritmo de corrida o mais rápido possível após uma subida, o resultado não poderia ser outro.
Senti uma significativa melhora. Já me recupero bem rápido após uma subida.
Isso fez com que meus tempos nas provas baixassem bastante. E estou muito feliz com isso, mas quero melhorar ainda mais.
Gosto muito de um versículo bíblico que se encontra em 2 São Pedro 1: 5 e 6 - Por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança...
Vou retirar desse rico verso 3 expressões que me chamam bastante atenção: Fé, domínio próprio e perseverança.
Voltando ao meu desafio de melhorar o desempenho após uma subida, quero dizer que precisei já ter algo antes de tudo, para que eu pudesse progredir; precisei ter fé. Precisei ter pensamento positivo de que com treino e dedicação, o resultado viria.
Para mim a fé já é um fator atribuído. Sem ela, não teria confiança, não teria vontade.
Como já tenho fé ou certeza que com meu empenho conseguirei meu objetivo, basta eu acrescentar mais dois ingredientes para que o resultado fique garantido, depois de tanto esforço; domínio próprio e perseverança.
Como disse, a fé já tem que ser um ponto adquirido.
Quando associo domínio próprio à fé o resultado é que eu tenho controle total sobre meu corpo ou sobre a situação à qual me empenhei em melhorar ou superar.
E quando acrescento perseverança à fé, eu tenho como resultado , persistência, resistência, força e não desisto.
Na nossa vida pessoal, muitas vezes nos deparamos com desilusões, decepções, traições, doenças, falta de dinheiro, enfim, problemas e problemas.
Essas situações são as subidas enormes que precisamos transpor. Não podemos subir e depois que terminarmos a subida, permanecermos na nossa zona de conforto. Precisamos recuperar o fôlego para continuarmos a nossa jornada com bastante vigor, com bastante força! Para isso tenho que ter fé em Jesus. Tenho que confiar Nele, tenho que acreditar no que Ele disse, que estaria conosco sempre!!
Ao olhar aquela montanha de problemas que muitas vezes nos deparamos na vida, temos que ter controle total da situação. Temos que conhecer o problema. Assim como nos meus treinos e nas minhas corridas eu já conheço as subidas, eu já sei a reação ou comportamento do meu corpo,na vida pessoal devemos conhecer os nossos problemas e ter controle absoluto sobre eles. Isso chama- se domínio próprio.
Outra vez Jesus entra em cena e diz bem assim: " Me entregue o seu caminho, os seus passos, as suas jornadas, confie em Mim, e tudo Eu farei". Salmos 37:5
Ore a Ele e Lhe conte todos os seus problemas. Peça a Ele para te fazer entender, para te ajudar a dominar a situação e para te dar fôlego para que você consiga prosseguir na corrida da vida firme e forte!
Ao terminar a subida, nem sempre encontramos uma descida. Muitas vezes nos deparamos com uma grande reta , mais algumas subidas.
Aí entra a perseverança.
E sabe o que Jesus disse para os que perseverarem? -"Aquele porém, que perseverar até o fim, esse será salvo". S. Mateus 24:13.
Que promessa maravilhosa! Que gostoso saber disso! É muito bom saber que Jesus está aqui pronto a nos ajudar. Disposto a continuar conosco depois daquela subida cansativa, exaustante.
Ele quer ser a nossa companhia sempre, basta você e eu permitirmos.
Aconteça o que acontecer, persevere, persista, mesmo que você esteja cansado, com dores, abatido, abalado.
Assim como nas corridas, nessa vida,nosso objetivo é cruzar a meta. Seja qual for essa meta, convide Jesus para estar ao seu lado sempre para que você consiga recuperar o fôlego e continuar firme e forte após as subidas!
Bons treinos e corra com Jesus!!
Jaime Júnior
*Método Tabata: http://mulher.sapo.pt/beleza-e-bem-estar/fitness/artigo/tabata-protocolo-de-treino-em-4-minutos
*Treino em escadas: https://www.youtube.com/watch?v=dpgIueHt71Q&list=PLvvIe8AdDlyEG0EnydW1ZoG1Uhj5C-7D1&index=1
Sem comentários:
Enviar um comentário